quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Semana Astronômica: "Astronomia para Todos"



Contando com a participação de mais de 2400 alunos das redes públicas estadual e municipal além da população local que prestigiou os eventos, terminou no último dia 12 de agosto, a primeira Semana Astronômica “Astronomia para Todos”.

A semana idealizada e organizada pelos professores Ricardo José Cavallini, vice-diretor da Escola do Castelo e astrônomo amador e José Henrique Barbieri, diretor da Biblioteca Municipal, foi recheada de muita informação, beleza e emoção para aqueles que puderam aprender um pouco mais dos mistérios do Universo através das apresentações do Planetário Itinerante Teatro das Estrelas, das palestras proferidas por astrônomos profissionais e também para os que puderam ver ao vivo, diversos objetos astronômicos através dos telescópios colocados à disposição na antiga estação ferroviária da cidade.

O evento realizado com a parceria das escolas estaduais Monsenhor Joaquim Alves Ferreira e Cândido Portinari, juntamente com a Biblioteca Municipal “Dr. Altino Arantes” teve início no domingo, dia 07/08 com a montagem do Planetário “Teatro das Estrelas” no salão de eventos do Portinari.

O Planetário que percorre todo o Brasil é um instrumento que projeta, numa cúpula, um céu artificial.

Num ambiente totalmente escuro, simulando uma noite, o planetário projeta os principais astros que um observador poderia observar no céu verdadeiro da sua cidade, sem a utilização de lunetas ou telescópios e sem a interferência da atmosfera terrestre.

A projeção, no entanto, é fidelíssima, ou seja, os astros estão na mesma posição que estariam se fosse num céu verdadeiro. Parece uma concha cravada de pedras preciosas que encanta e fascina. Por isso é um excelente recurso didático que vai além do ensino da Astronomia e que milhares de alunos puderam presenciar e aprender, saindo das sessões, totalmente maravilhados.

Durante a semana foram apresentadas 44 sessões do planetário com uma média de 55 alunos presentes em cada sessão.

Além do planetário, a semana teve também o seu lado teórico, mas não menos interessante com a apresentação da palestra “As Constelações do nosso Céu” proferida pelo Prof. Doutor Paulo Henrique Lima Junior, Mestre em Astronomia pela USP e Doutor em Ciências pelo ITA.

O prof. Paulo Henrique encantou uma platéia bastante numerosa e eclética, que contava com crianças, adolescentes e adultos que lotaram as dependências da Biblioteca Municipal Dr. Altino Arantes e que ficaram maravilhados com as suas explicações didáticas e práticas de como reconhecer as principais estrelas e constelações do céu noturno.

Depois da palestra, o público pôde colocar em prática os ensinamentos do Prof. Paulo Henrique observando e identificando as principais constelações visíveis naquele dia, bem com o planeta Saturno e seus anéis, as crateras da Lua além de aglomerados estelares e nebulosas. Tudo isso graças ao Grupo de Astronomia Amadora “A.A.T.E.U.” – Astrônomos Amadores Tentando Entender o Universo” formado por profissionais liberais e professores de cidades como Araraquara, Matão, Franca, Sertãozinho, Ribeirão Preto e Batatais, que graciosamente vieram na noite do dia 10/08, quarta-feira, oferecerem seus telescópios e seus conhecimentos astronômicos ao público que esteve presente na plataforma de embarque da antiga estação ferroviária, local das observações.

O Prof. Ricardo Cavallini, ao final dos eventos concluiu que Batatais está se tornando um pólo regional importante na divulgação da Astronomia para o público em geral e que seus objetivos de desmistificar essa ciência e levá-la ao grande público também foram plenamente atingidos com o sucesso total desta Semana Astronômica.



video

Nenhum comentário:

Postar um comentário